quinta-feira, 21 de abril de 2011

Familia S

Saichania

 

O Saichania pertencia ao grupo dos anquilossauros ou dinossauros couraçados. Possuía placas ósseas com espetos que lhe cobriam a cabeça, o pescoço, o dorso e a cauda, como também na parte ventral. As placas ósseas eram porosas e o seu interior era oco, portanto, bastante leves, o que permitia que o animal movesse com uma certa desenvoltura. Sua cauda terminava num grande volume ósseo, todavia era leve e flexível. O Saichania conseguia movimentá-la com rapidez de um lado para outro e a utilizava como uma temível arma de defesa, que poderia derrubar até um Tiranossauro. Viveu há 80 milhões de anos atrás, no deserto de Gobi, na Mongólia.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Saichania chulsanensis
Época: Cretáceo, há 80 milhões de anos atrás
Local onde viveu: Ásia, Mongólia
Peso: Cerca de 2 toneladas
Tamanho: de 6,6 a 7 m de comprimento e 2,2 m de altura
Alimentação: Herbívora




Saltassauro

 

O Saltassauro era um saurópode encouraçado, que possuía grandes pratos ósseos e nódulos menores na pele da parte de trás e lados do corpo. Esta couraça provavelmente era uma defesa efetiva contra ataques de grandes dinossauros carnívoros, já que ele viveu na mesma época em que os terópodes (carnívoros bípedes), alcançaram seus mais excepcionais tamanhos e como o Saltassauro não possuía tamanho e nem velocidade capaz de se livrar dos predadores, a evolução o selecionou com uma proteção parecida como a dos anquilosaurídeos porém menos espinhosa.

O Saltassauro tinha um rabo espesso, que quando apoiado engrenava vértebras, formando um ótimo apoio, através do qual ele poderia atingir uma vegetação mais alta. Provavelmente os Saltassauros viveriam em manadas que nidificavam em colônias de regiões costeiras, onde se alimentaria de coníferas. Foram encontrados ovos fósseis de Saltassauro que deveriam pesar em torno de 3 a 4 quilos.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Saltasaurus loricatus
Época: Cretáceo, entre 70 à 65 milhões de anos atrás
Local em que viveu: América do Sul na Argentina e Uruguai
Peso: Cerca de 6 a 8 toneladas
Tamanho: até 12,2 m de comprimento e 6 m de altura
Alimentação: Herbívora




Saltopus

 

O Saltopus cujo nome significa "pé saltador" viveu entre 218 à 211 milhões de anos atrás durante o período Triássico na Escócia, era um dos menores dinossauros que já existiu e muito ágil, o que possibilitava o Saltopus apanhar insetos em pleno vôo e caçar pequenos animais, provavelmente vivessem em pequenos grupos com pequenas relações sociais. Este carnívoro primitivo foi um dos mais antigos de sua época.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Saltopus elginensis
Época: Triássico, entre 218 à 211 milhões de anos atrás
Local onde viveu: Europa na Escócia
Peso: Cerca 8 kg
Tamanho: até 1 m de comprimento e 0,30 cm de altura
Alimentação: Carnívora




Saurolofo

 
O Saurolofo cujo nome significava " Lagarto de crista " era um dinossauro que pertencia ao grupo dos hadrossauros, possuía um bico semelhante ao das aves, por isso o nome significa lagarto com bico de pato, este tinha uma pequena saliência semelhante a um chifre e como característica da família deveria andar em manadas para se protegerem de seus predadores. Viveu durante o período Cretáceo no norte da América do Norte e norte da Ásia, utilizando suas baterias de dentes para mastigar folhas de árvores e arbustos.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Saurolophus osborni
Época: Cretáceo, entre 74 à 70 milhões de anos atrás
Local onde viveu: Mongólia e Canadá
Peso: Cerca de 3 toneladas
Tamanho: de 9 a 10 m de comprimento e 4 a 5,2 m de altura
Alimentação: Herbívora

 





Sauropelta

 

O sauropelta (Sauropelta edwardsorum, do latim "lagarto blindado") foi uma espécie de dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu durante a primeira metade do período Cretáceo. Media em torno de 7,5 metros de comprimento, 2,4 metros de altura e pesava cerca de 2,5 toneladas.

O sauropelta viveu na América do Norte e seus fósseis foram encontrados nos Estados Unidos. Acredita-se que esse seja um dos mais antigos nodossaurídeos da América do Norte.

O sauropelta era um animal lento, corpulento e inofensivo, entretanto possuía uma couraça apta a defende-lo dos grandes predadores, mas era atacado por predadores menores e ágeis de sua época, como o deinonico e o microvenator.

 




Sauroposeidon


 

O Sauroposeidon (Sauroposeidon protelus) cujo nome significa “Lagarto de Poseidon” (pois este era o deus grego dos terremotos) está entre os maiores dinossauros que já existiram, competindo com o Argentinossauro,o Puertasauro e o Seismossauro. O sauroposeidon viveu na América do Norte no período Cretáceo, há 110 milhões de anos. Foi descoberto em 1994 no município de Otaka, em Oklahoma, Estados Unidos. Provavelmente o sauroposeidon passava ¾ de seu tempo se alimentando, já que as folhas naquele tempo eram pobres em energia.

Fazia parte da família dos braquiossaurídeos, cujas principais características são: pernas anteriores maiores que as posteriores, pescoço longo e quase ereto, narinas no alto da cabeça e cauda curta e grossa. Outra característica marcante é a grande altura atingida por estes saurópodes. Sendo o maior exemplar de sua família, este foi provavelmente o mais alto ser vivo que já existiu, chegando a impressionantes 25 metros de altura, pesando 60 toneladas. Embora fosse grande e pesado, tinha ossos relativamente leves.
 
Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Sauroposeidon protelus
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 60 toneladas
Tamanho: 30 metros de comprimento e até 25 metros de altura
Alimentação: Herbívora

Três grandes recordistas do mundo animal, o primeiro da esquerda é um Argentinossauro ( o animal terrestre mais pesado, 100 toneldas ), o segundo no meio é um Sauroposeidon ( o animal terrestre mais alto, 25 metros ) e o último da direita é um Seismossauro ( o animal terrestre mais comprido, 52 metros ), temos também um pequeno ser humano em tamanho proporcional para verificarmos as gigantescas dimensões desses animais.




 
Saurornithoides

 
O Saurornithoides cujo o nome significa "Lagarto em forma de pássaro" viveu na Mongólia, este animal chegava a medir 3 metros de comprimento pesando aproximadamente 25 quilos. Este animal pertencia ao grupo dos terópodes. Provavelmente chocavam seus ovos e cuidavam de seus filhotes até estes poderem se adaptar ao habitat.Tinha um cérebro relativamente grande e usava a sua inteligência para caçar.

Considerado por alguns como ancestrais das aves, os dinossauros como este possuíam uma garra terrível para usar nas suas caçadas, caçavam em grupos tinham uma agilidade e inteligência maior que a dos outros dinossauros, este era do tipo troodontídeo.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Saurornithoides mongoliensis
Época: Cretáceo, de 85 à 80 milhões de anos atrás
Local onde viveu: Ásia e Mongólia
Peso: até 25 kg
Tamanho: de 2,5 a 3 m de comprimento e 80 cm de altura
Alimentação: Carnívora






Saurornitholestes

 

O Saurornitholestes, cujo o nome significa "Lagarto pássaro ladrão" viveu em Alberta no Canadá, este animal chegava a medir 2 metros de comprimento pesando aproximadamente 20 quilos. Este animal pertencia ao grupo dos terópodes.

Considerado por alguns como ancestrais das aves, os dinossauros como este possuíam uma garra terrível para usar nas suas caçadas, caçavam em grupos, o que os tornavam armas letais, este era do tipo troodontídeo, os mais ágeis e inteligentes dinossauros do mundo, possuíam uma visão frontal diferente dos outros dinossauros.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Saurornitholestes langstoni
Época: Cretáceo, entre 83 à 71 milhões de anos atrás
Local onde viveu: América do Norte em Alberta no Canadá
Peso: Cerca de 20 kg
Tamanho: de 1,8 a 2 m de comprimento e 70 cm de altura
Alimentação: Carnívora





Scelidossauro


 

O Scelidossauro cujo o nome significa "Lagarto de membros" viveu no Arizona e na Europa, Inglaterra durante o período Jurássico, este animal chegava a medir 4 metros de comprimento pesando aproximadamente 250 quilos. Este animal era fortemente blindado, provido de uma pele bem dura. Alguns o consideram um anquilossauro primitivo, mas há também uma forte semelhança com os stegossauros primitivos. Ele provavelmente deu inicio a ambos os grupos.

Dinossauro ornitisquiano, era quadrúpede, possuía em seu corpo espinhos ósseos. Era um herbívoro pacato que estava em um processo de evolução que iria dar origem a um dos mais eficazes sistemas defensivos, as armaduras sobre o corpo e a arma no final da cauda.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Scelidosaurus harrisonii
Época: Jurássico, entre 208 à 194 milhões de anos atrás
Local onde viveu: Arizona, Europa, Inglaterra
Peso: Aproximadamente 250 kg
Tamanho: até 4 m de comprimento e 1,5 m de altura
Alimentação: Herbívora

 






 

Scutelossauro

 

Descoberto por Colbert em 1981, viveu no Jurássico há aproximadamente 203 milhões de anos atrás, dinossauro herbívoro ornitisquiano, animais de pequeno porte que já apresentavam a proteção dorsal típica. Um dos mais antigos é o Scutelossauro do Jurássico Inferior da América do Norte. Diferentemente de seus descendentes tardios, o Scutellosaurus era bípede (o bipedalismo parece ter sido característica ancestral em todos os grupos de dinossauros) e deve ter vivido de forma solitária ou em pequenos grupos familiares.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Scutellosaurus lawleri
Descoberto por: Colbert em 1981
Época: Início do Jurássico, há aproximadamente 203 milhões de anos atrás
Local em que viveu: América do Norte no Arizona
Tamanho: até 1,2 m de comprimento e 60 cm de altura
Alimentação: Herbívora







Segnossauro

 

Este bípede era mais comprido que um automóvel, podendo atingir até 6,5 metros de comprimento. Sua cabeça era pequena, se comparado ao restante do corpo. Os braços bem curtos, terminavam em três dedos, que tinham garras delgadas. Suas pernas eram bem robustas, terminando em pés longos com quatro dedos, possivelmente ligados por membranas, os pés desta ferinha eram bem diferentes dos carnívoros comuns.

Alguns cientistas acreditam que o Segnossauro era herbívoro, outros supõem que era carnívoro, se alimentando de peixes. Nos estudos por enquanto está mais para carnívoro. Este animal viveu entre 97 à 88 milhões de anos atrás no período Cretáceo, encontrado na Mongólia.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Segnosaurus galbinensis
Época: Cretáceo, entre 97 à 88 milhões de anos atrás
Local onde viveu: Mongólia e China
Peso: até 2 toneladas
Tamanho: de 5 a 6,5 m de comprimento e 3 m de altura
Alimentação: Carnívora






Seismossauro

 
O Seismossauro cujo nome significa "lagarto que faz a terra tremer", era o dinossauro mais comprido que já existiu na terra. Em 1985, grandes ossos achados no Novo México e EUA, foram identificados como sendo desse dinossauro, viveu durante o período Jurássico entre 152 à 145 milhões de anos atrás.

Com o corpo em forma de barril, cabeça pequena e uma cauda incrivelmente longa, o Seismossauro tinha uma espinha dorsal forte e flexível. Em toda sua extensão, essa coluna era sustentada por enormes ligamentos, como os cabos de uma ponte moderna.

Agitando a cauda como um chicote o Seismossauro conseguia abater um predador com a facilidade com que se mata uma mosca. Quando os ossos de Seismossauro foram encontrados havia mais de 200 pedras redondas e polidas perto dele. Eram gastrólitos, ou pedras do estômago, que ajudavam o dinossauro a digerir a enorme quantidade de plantas que comia.
Provavelmente andavam em manadas com os jovens no meio, pois os adultos eram tão grandes que quase nenhum predador conseguia atacar, já os jovens eram lentos e não tinham tanta força para se defender de predadores.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Seismosaurus hallorum
Época: Jurássico, entre 152 à 145 milhões de anos atrás
Local onde viveu: América do Norte e América Central
Peso: Cerca de 80 toneladas
Tamanho: 52 m de comprimento
Alimentação: Herbívora




Shantungossauro

 

Shantungossauro encontrado em Shangtung na China, dinossauro hadrosaurídeo que possuía um bico semelhante ao das aves, por isso o nome significa lagarto com bico de pato, eles andavam em grupos.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Shantungosaurus giganteus
Descoberto por: Hu em 1973
Época: Cretáceo, entre 78 à 74 milhões de anos atrás
Local onde viveu: Shangtung na China
Peso: até 7 toneladas
Tamanho: até 15 m de comprimento e 7 m de altura
Alimentação: Herbívora





Shunossauro

 

O Shunossauro cujo nome significa "Lagarto Shu" viveu durante o período Jurássico entre 170 à 160 milhões de anos atrás na China, era um enorme dinossauro saurópode, alias era o único saurópode que possuía "espinhos" na cauda, uma espécie de clava, a qual serviria para dar rabadas em seus adversários, indo além das "chicotadas" que os saurópodes comumente davam, se assemelhando a dos anquilossauros.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Shunosaurus lii
Época: Jurássico, entre 170 à 160 milhões de anos atrás
Local onde Viveu: Ásia - China
Peso: Cerca de 10 toneladas
Tamanho: até10 m de comprimento e 3,5 m de altura
Alimentação: Herbívora

 





Sinraptor


 

Seu nome significa "ladrão chinês", que apesar do nome, não parece ter merecido o título de "raptor", já que suas pernas eram robustas e não deveriam ser ágeis o suficiente para isso. O Sinraptor tinha 7 metros de comprimento e parecia mais com os grandes terópodes do que com os raptores.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Sinraptor dongi
Época: Jurássico, entre 152 à 145 milhões de anos atrás
Local em que viveu: China
Tamanho: Cerca de 7 m de comprimento e 3 m de altura
Peso: de 500 kg a 1 tonelada
Alimentação: Carnívora







 
Stegoceras

 

O stegoceras, apesar de não ser grande, como outras feras, era um animal muito brioso e valente, viveu entre 76 à 74 milhões de anos atrás no período Cretáceo, na América do Norte em Montana nos EUA e em Alberta no Canadá. Ele fazia parte de um grupo de dinossauros conhecidos como pachycephalosaurus, o que quer dizer "répteis de cabeça grossa". Alguns cientistas afirmam que os machos dessa espécie tinha os crânios mais grossos que as fêmeas.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Stegoceras validum
Época: Cretáceo, entre 76 à 74 milhões de anos atrás
Local onde viveu: América do Norte no Canadá e EUA
Peso: até 55 kg
Tamanho: até 2,5 de comprimento e 1,5 m de altura
Alimentação: Herbívora

 





Stygimoloch


 

O Stygimoloch cujo o nome significa "diabo com espinhos", viveu na América do Norte e chegava a ter até 3 metros de comprimento, suas pernas dianteiras eram atrofiadas e utilizava sua longa cauda para dar equilíbrio ao corpo. Possuía um crânio duro, resistente e cheio de chifres que provavelmente era usado para dar cabeçadas, acredita-se que os machos disputavam a liderança do bando, como os carneiros atuais, batendo as cabeças mas sem usar os chifres. Possivelmente utilizava seu poderoso crânio e seus chifres para se defender do ataque de predadores.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Stygimoloch spinifer
Época: Cretáceo, entre 67 à 65 milhões de anos atrás
Local onde viveu: América do Norte nos EUA
Peso: Cerca de 70 kg
Tamanho: de 2 a 3 m de comprimento e 1,2 a 1,7 m de altura
Alimentação: Herbívora

 







Suchomimo


 

O Suchomimo cujo nome significa "imitação de crocodilo" era um dinossauro comedor de peixes que cresceu extraordinariamente, sendo muito parecido com os spinossauros, só que sem aquela vela dorsal e um pouco menor. Viveu na região do Deserto do Teneré na Nigéria, África. Ele pertencia ao grupo dos spinosaurídeos.

Tinha o crânio muito assemelhado ao do crocodilo, longo e estreito para penetrar mais facilmente na água e apanhar peixes. Em suas mãos haviam enormes garras que poderiam ter sido usadas como uma espécie de fisga para pegar peixes.
Sendo um dinossauro com hábitos aquáticos, freqüentemente o Suchomimo encontraria outros habitantes aquáticos comuns em sua época, crocodilos gigantescos que fariam desse grande predador suas presas. (como na imagem a cima). Viveu há aproximadamente 116 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Suchominus tenerensis.
Época: Cretáceo, há aproximadamente 116 milhões de anos atrás
Local onde viveu: Nigéria na África
Tamanho: Cerca de 11 m de comprimento e 4 m de altura nos quadris
Peso: até 5 toneladas
Alimentação: Carnívora

 




Nenhum comentário: