quinta-feira, 21 de abril de 2011

Familia L

Lambeossauro

 

O nome Lambeossauro é em homenagem a um paleontólogo e significa "Lagarto de Lambes", ele pertencia ao grupo dos hadrossauros, dinossauros que possuía um bico semelhante ao das aves, por isso o nome significa lagarto com bico de pato, andavam em manadas para aumentar a proteção individual, era do tipo lambeosaurídeo que surgiu no Cretáceo com crista arredondada. O Lambeossauro era um dos maiores da família a qual pertencia. Foi encontrado em Alberta no Canadá em 1923, também no México e Estados Unidos.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Lambeosaurus lambei
Época: Cretáceo, entre 76 à 74 milhões de anos atrás
Local onde viveu: América do Norte: México, Estados Unidos e Canadá
Peso: de 6 a 8 toneladas
Tamanho: de 9 a 15 m de comprimento e 4 a 6,1 de altura
Alimentação: Herbívora

 




Leaelinassaura

 

Seu nome foi dado em homenagem à filha do paleontólogo que o encontrou. Viveu no Cretáceo Inferior, no sul da Austrália, quando esta ainda estava unida à Antártida. Foi encontrado em um lugar chamado "Dinosaur Cove", a Gruta dos Dinossauros. O Leaelinassaura era um pequeno herbívoro bípede. Viveu em um clima polar do sul da Austrália e Antártida. No início do Cretáceo esta parte de Austrália, embora fosse arborizada era extremamente fria, ficando sem sol visível por quatro meses do ano.

Tudo leva a crer que o Leaelinassaura tinha uma visão exepcionalmente apurada, tanto que conseguia enxergar no escuro. Era parente do Hipsilofodonte, e como ele, tinha ambos os tipos de dentes. Tinha também um cérebro grande, por isso era muito inteligente.

Dados do Dinossauro:
Nome: Leaelinassaura
Nome Científico: Leaellynasaura sp
Época em que Viveu: Início do Cretáceo, na Austrália
Tamanho: De 2 a 3 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

 




Leptocerátops

 
É o protoceratopsídeo mais primitivo que se tem notícia. Ao contrário dos outros da mesma espécie, o Leptocerátops não tem uma crista rudimentar ao redor do pescoço, e a cabeça é desproporcionalmente grande se comparada ao resto do corpo. Embora descrito como sendo ao menos parcialmente bípede, o paleontologista Dale Russel o reconstituiu como um animal quadrúpede. Para isso ele raciocinou que o peso do corpo para a frente do pélvis, as mãos largas e o fêmur reto eram adaptações para um estilo de vida quatro-patas.

O espécime original do Leptocerátops foi coletado por um famoso caçador de dinossauros, Barnum Brow do Museu Americano de História Natural, durante uma expedição para a formação de Edmonton (agora Scollard) no "Red Deer River" (Rio dos Cervos Vermelhos) em Alberta, no ano de 1910. Ele recuperou apenas alguns fragmentos, incluindo material incompleto do crânio. Depois, novas expedições trouxeram espécimes melhores, incluindo um esqueleto articulado quase completo descoberto por Cherles M. Slerberg, em 1947.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Leptoceratops gracilis
Época: Cretáceo médio
Local em que viveu: Alberta no Canadá e Montana nos EUA
Tamanho: de 2 a 3 m de comprimento e 80 cm de altura
Peso: entre 54 a 60 kg
Alimentação: Herbívora

 




Lesotossauro

 

O Lesotossauro que significa "Lagarto de Lesotho" era um dos ornistiquiano mais primitivos, descoberto na África, era pequeno e bípede, de olhos grandes, provavelmente um corredor ágil baseando nos seus ossos delgados e ocos.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Lesothosaurus diagnosticus
Descoberto por: Galton em 1978
Época: Início do Jurássico
Local em que viveu: África em Lesotho
Peso: até 7 kg
Tamanho: até 1 m de comprimento e 45 cm de altura
Alimentação: Herbívora

 




Lexovissauro

 

O Lexovissauro cujo nome significa "Lagarto de Lexovix", viveu na Inglaterra e no norte da França no período Jurássico entre 164 à 151 milhões de anos atrás. O Lexovissauro chegava a medir aproximadamente 6 metros de comprimento e podia pesar 2 toneladas. Lexovissauro foi um dos primeiros stegossauros que foram descobertos. A armadura deles era uma seleção de espinhos apontados que corriam desde seu pescoço até a sua cauda. Quando o este animal estava em perigo, curvava a cabeça para baixo, protegendo-a com sua nuca repleta de espinhos e ao mesmo tempo aplicava fortes golpes laterais com a sua cauda.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Lexovisaurus durobrivensis
Época: Jurássico, entre 164 à 151 milhões de anos atrás
Local onde viveu: Europa na Inglaterra e norte da França
Peso: Cerca de 2 toneladas
Tamanho: de 5 a 6 m de comprimento e 2,7 m de altura
Alimentação: Herbívora





Liliensternus

 

O Liliensternus , cujo nome significa "lagarto de Hugo Von Rüle Lilienstern" viveu na França e na Alemanha durante o período Jurássico entre 205 à 202 milhões de anos atrás, este animal chegava a medir até 7 metros de comprimento e 4 metros de altura pesando aproximadamente 400 quilos.O Liliensternus tinha as patas traseiras compridas e o crânio pontiagudo repleto de dentes afiados; tinha garras desenvolvidas para fechar quando eram flexionadas, agarrando a presa. Era um dinossauro bípede, projetado para correr. Deveria ter um faro muito bom; os olhos também eram grandes, o que possibilitava uma vista lateral ampla e poderiam localizar facilmente suas presas. Graças a sua cauda poderia se mover ereto e manter o equilíbrio.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Liliensternus liliensterni
Época: Jurássico, entre 205 à 202 milhões de anos atrás
Local onde viveu: Europa
Peso: Cerca de 400 kg
Tamanho: de 5 a 7 m de comprimento e 2 a 4 m de altura
Alimentação: Carnívora

Nenhum comentário: