quinta-feira, 21 de abril de 2011

Familia J

Jainossauro

 

O jainossauro (Jainosaurus septentrionalis) foi uma espécie de dinossauro titanosaurídeo que viveu na região que atualmente compreende à Índia durante o Maastrichtiano, há aproximadamente 68 milhões de anos, estando muito provavelmente entre as espécies que desapareceram no Evento KT.

Era um herbívoro quadrúpede. Um jainassauro adulto media cerca de 18 metros de comprimento e 6 metros de altura. Não existem estimativas seguras quanto ao seu peso.

 




Jobaria

 

Nomeado de Jobaria, uma besta legendária de Nigéria, este saurópode comedor de plantas dominou em seu tempo entre 136 à 128 milhões de anos atrás na África. Evoluiu de maneira diferente, pois ele manteve características primitivas que não são vistas em saurópodes do cretáceo, com poucas vértebras em seu pescoço e dentes especializados em comer coníferas e não angiospermas.

O dinossauro, nomeado de Jobaria tiguidensis, Jobaria se refere a "Jobar", uma criatura das lendas dos nômades Tuaregs local onde foram encontrados os ossos expostos, tiguidensis se refere a um precipício perto dos locais de escavação. Uma equipe conduzida por Paul Sereno da Universidade de Chicago recuperou 95% de um Jobaria adulto. Este enorme dinossauro possuía 21 metros de comprimento e 4,6 metros de altura nos quadris e um peso aproximado de 18 toneladas.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Jobaria tiguidensis
Época: Cretáceo, entre 136 à 128 milhões de anos atrás
Local onde Viveu: Nigéria na África
Peso: Cerca de 18 toneladas
Tamanho: até 21 m de compr, e 4,6 m de altura nos quadris
Alimentação: Herbívora

Nenhum comentário: