quinta-feira, 21 de abril de 2011

Familia H

Hadrossauro

 

O hadrossauro (Hadrosaurus foulkii, do latim "lagarto bico de pato") foi um dinossauro herbívoro e semi bípede que viveu no fim do período Cretáceo. Habitou a América do Norte, tinha de 8 a 10 metros de comprimento, 4,6 metros de altura e pesava cerca de 3,2 toneladas.

O primeiro esqueleto parcial de hadrossauro foi encontrado em 1858 por William Parker Foulke em escavações de um depósito de calcário em Haddonfield, Nova Jersey, Estados Unidos.
 
Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Hadrosaurus foulkii
Época: Cretáceo, 83 à 71 milhões de anos atrás
Local onde viveu: América do Norte no EUA
Peso: até 2,5 toneladas
Tamanho: até 10 m de comprimento e 4,6 m de altura
Alimentação: Herbívora

 

 




Herrerassauro

 

O herrerassauro (Herrerasaurus ischigulastensis, do latim "lagarto de Herrera") foi um dinossauro carnívoro e bípede que viveu durante o período Triássico. Possivelmente o mais antigo dinossauro carnívoro com até 3 metros de comprimento. Viveu por todo o mundo, já que no período Triássico todos os continentes estavam unidos em uma única massa de terra, a Pangéia, que mais tarde se dividiria para formar os demais continentes.

O nome herrerassauro é devido ao seu descobridor Victorino Herrera, que encontrou o primeiro esqueleto de herrerassauro em San Juan, Argentina.
 
Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Herrerasaurus ischigualastensis
Época: Triássico, há 228 milhões de anos atrás
Local onde viveu: América do Sul na Argentina
Peso: até 200 kg
Tamanho: até 3 m de comprimento
Alimentação: Carnívora

 

 




Heterodontossauro

 

Era um herbívoro com o tamanho de um peru. Foi encontrado na África do Sul em 1911 um pedaço de mandíbula de dinossauro que os cientistas tiveram dificuldade de dizer de qual espécie pertencia. Mais tarde, em 1976, com a descoberta de um esqueleto muito bem conservado, foi possível completar a descrição desse animal.

Heterodontossauro quer dizer "lagarto com dentes diferentes", realmente este dinossauro possuía três tipos de dentes diferentes: incisivos afiados, molares e caninos. A finalidade dos dentes caninos ainda é um mistério, já que o Heterodontossauro era um dinossauro herbívoro, talvez ele o usasse para abrir as frutas de casca mais dura.

Observando os ossos das pernas traseiras podemos saber que o Heterodontossauro podia ser bastante veloz. Quando corria, uma serie de ossos de apoio mantinham sua coluna e cauda em posição reta. O rabo cônico e longo agiu como um contrapeso enquanto o animal corria..

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Heterodontossaurus tucki
Época em que Viveu: Fim do Triássico, por volta de 208 milhões de anos atrás
Peso: 35kg
Tamanho: 1,10m de comprimento
Alimentação: Herbívora

 


 




Hipsilofodonte


 
O Hipsilofodonte que viveu principalmente na Inglaterra, Portugal e EUA, foi um dos menores e mais velozes herbívoros do período Cretáceo. Suas pernas eram longas, a cauda comprida e fixa, os braços curtos e as mãos tinham cinco dedos, sendo que só quatro possuíam unhas.

Durante muito tempo acreditou-se que o Hipsilofodonte subia em árvores para procurar o sua alimentação, porém, foi provado mais tarde que a formação de suas mãos não permitia que ele segurasse nos galhos. Assim, se alimentava da vegetação rasteira da época.

O Hipsilofodonte, "dente pontudo", possuia dentes capazes de permanecer sempre afiados e um bico ósseo também com dentes. Este animal estava muito bem equipado para o seu estilo de vida. Provavelmente andava e manadas e por ser um ótimo corredor, quando um inimigo se aproximava, ele fugia para a floresta e ficava escondido até o perigo passar.

O Hipsilofodonte já foi encontrado até na Antártida, na Ilha de James Ross, na ponta ao norte do continente, porque um dia os dois continentes já foram unidos.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Hypsilophodon foxi
Época em que Viveu: Fim do Jurássico, por volta de 144 milhões de anos atrás
Peso: Cerca de 60kg
Tamanho: 2 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

 

 










Homalocephale

 

O homalocephale (Homalocephale calathocercos, que significa "cabeça chata") foi uma espécie de dinossauro herbívoro e bípede que viveu no fim do período Cretáceo. Media entre 1,5 e 3 metros de comprimento e pesava em torno de 60 quilogramas.

O homalocephale viveu na Ásia e seus fósseis foram encontrados na China e na Mongólia. Assim como os demais integrantes da ordem pachycephalosauria o homalocephale possuía uma área óssea em forma de arco na parte de cima do crânio muito mais espessa que o normal, acredita-se que ela era usada em disputas entre os machos da mesma espécie para o controle do bando ou em disputas pelas fêmeas, há ainda a possibilidade menos provável de que o homalocephale a usasse para se defender dos predadores.
 
Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Homalocephale calathocercos
Época: Fim do Cretáceo, entre 83 à 65 milhões de anos atrás
Local onde viveu: Ásia e Mongólia
Peso: Cerca de 70 kg
Tamanho: de 1,5 a 3 m de comprimento e 1,2 m de altura
Alimentação: Herbívora

 




Huayangossauro

 

Huayangossauro era um dinossauro primitivo, foi um dos primeiros stegossauros pertencente ao grupo dos ornitisquianos, era provido de placas ósseas e elas podem ter sido usadas para controle térmico, defesa e/ou demonstrações para intimidar um predador, e/ou para acasalamento.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Huayangosaurus taibaii
Época: Jurássico, entre 170 à 160 milhões de anos atrás
Local onde viveu: China
Peso: até 1,4 toneladas
Tamanho: até 4,5 m de comprimento e 1,8 m de altura
Alimentação: Herbívora

 

 




Hylaeossauro

 

O Hylaeossauro cujo o nome significa "réptil das florestas", viveu na Inglaterra entre 110 à 100 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo e chegava a ter até 1,8 metros de altura e de 4 a 6 metros de comprimento e se assemelhava com o Polacanto. Pertencia ao grupo dos nodosaurídeos e se parecia com um lagarto comprido, revestido com uma armadura cheia de "lanças" ou espigões agudos que iam do pescoço à ponta da cauda. O Hylaeossauro andava devagar e se alimentava de samambaias e outras folhagens.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Hylaeosaurus armatus
Época: Cretáceo, entre 110 à 100 milhões de anos atrás
Local onde viveu: Europa na Inglaterra
Peso: Cerca de 1 a 1,5 tonelada
Tamanho: de 4 a 6 m de comprimento e 1,8 m de altura
Alimentação: Herbívora

 

 




Hypacrossauro

 

O Hypacrossauro cujo nome significa " Lagarto de crista baixa " pertencia ao grupo dos Ornitópodes que viviam durante o período Cretáceo nas atuais regiões de Alberta no Canadá e Montana no EUA, media 9 metros de comprimento e chegava a pesar 3,5 toneladas. Deveriam andar em enormes manadas, pastando em campos e florestas.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Hypacrosaurus altispinus
Época: Fim do Cretáceo, há 70 milhões de anos atrás
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 3,5 toneladas
Tamanho: até 9 m de comprimento e 3,7 m de altura
Alimentação: Herbívora

Nenhum comentário: