quinta-feira, 21 de abril de 2011

Familia M

Maiassaura


 

Em 1778, foram descobertos em Montana no EUA, ninhos de uma espécie nova de Hadrossauro, o Maiassaura, "lagarto boa-mãe". Esse Hadrossauro tinha uma pequena elevação óssea entre os olhos. Ele comportava-se como os pássaros, pois ia todos os anos para a mesma região a fim de botar seus ovos e cuidava de sua cria como uma verdadeira mãe dedicada, cavava um buraco não muito profundo na terra, forrava-o com plantas e depositava seus ovos.

Tratava-se de uma descoberta sensacional, pois forneceu surpreendentes revelações sobre o comportamento social, tanto dos Hadrossauros como também de outros dinossauros que viveram nesta região no fim do período Cretáceo.

Devido a grande quantidade de pequenos ossos encontrados pelos cientistas, é provável que os filhotes tenham permanecido no ninho à espera de alimento. Talvez a mãe tenha sido morta enquanto procurava alimento e os filhotes indefesos, que esperavam pacientemente pelo seu retorno, acabarem morrendo de fome.

Descobriu-se que um filhote de Maiassaura teria em torno de 46 centímetros de comprimento, o mesmo que um gato doméstico. Teriam de crescer rápido, caso contrário seriam facilmente pegos por predadores.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Maiasaura peeblesorum
Época em que Viveu: Fim do Cretáceo, por volta de 66 milhões de anos atrás
Peso: Cerca de 4 toneladas
Tamanho: 9 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

 




Majungatolo

 

O Majungatolo foi um grande dinossauro carnívoro terópode que viveu há aproximadamente 70 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo em Madagascar e Egito, era muito parecido com o Carnotauro, o que intriga seus descobridores, seria apenas convergência adaptativa ou teriam algum parentesco próximo. Sendo assim questiona-se a separação dos continentes Africano e Sul americano de "uma só vez", mantendo ainda uma ponte de terra entre os dois continentes, a qual seria formada pela Antártida. O Majungatolo era um predador de grande porte, por isso caçava animais grandes em pequenos grupos familiares ou sozinhos, por não ser muito pesado podia ser bem ágil e veloz, que juntando com sua agressividade o tornavam um matador nato.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Majungatholus atopus
Época: Cretáceo
Local onde viveu: África
Peso: Cerca de 4 toneladas
Alimentação: Carnívora

 

 




Mamenchissauro

 

O Mamemchissauro cujo nome significa "lagarto de Mamenchi", que lembra o local onde foi encontrado, era um saurópode enorme e possuía um dos maiores pescoços conhecidos que chegava a ter 11 metros de comprimento, porém seu rabo era curto não o tornando no geral "muito" comprido. Conhece-se duas espécies principais de Mamenchissauro: Mamenchisaurus constructus, Mamenchisaurus hochuanensis.
Eles viveram durante o período Jurássico na Ásia entre 155 à 145 milhões de anos atrás. Nessa mesma época os dinossauros estavam atingindo proporções enormes e os saurópodes começavam a tingir seu auge.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Mamenchisaurus constructus e Mamenchisaurus hochuanensis
Época: Jurássico, entre 155 à 145 milhões de anos atrás
Local onde viveu: Ásia, China
Peso: até 20 toneladas
Tamanho: até 22 m de comprimento e 6 m de altura
Alimentação: Herbívora

 

 
  




Massospondylus

 

O Massospondylus cujo nome significa " Vértebras maciças " possuía uma cabeça pequena, com um pescoço e da cauda muito longos, este foi um dos primeiros dinossauros herbívoros a surgir no planeta. Erguido nas patas traseiras, ele alcançava galhos bem altos.Os pequenos dentes deste dinossauro eram úteis para arrancar folhas, mas não para mastigar. Na descoberta dos primeiros fósseis do animal, alguns pedregulhos foram encontrados na região do abdômen. Isso supõem que o MassospondyIus engolia pedras que, entrando em atrito com o alimento dentro do estômago, ajudavam o animal a fazer a digestão.
Para sua defesa, o MassospondyIus possuía nas quatro patas um enorme dedo polegar, dotado de garra pontiaguda. Junto com o segundo e o terceiro dedos, o polegar também servia para agarrar. Os outros dois dedos eram frágeis e pequenos. Viveu há aproximadamente 200 milhões de anos atrás durante o período Jurássico.

Dados do Dinossauro:
Época: Jurássico
Local em que viveu: África e América do Norte
Peso: Cerca de 5 toneladas
Tamanho: 4 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

 





Megalossauro

 

O Megalossauro cujo nome significa " grande réptil " teve seus primeiros vestígios de fósseis descobertos nas minas de ardósia de Stonesfield em Oxfordshire, Inglaterra, em 1818. Desde então, mais de 25 dinossauros receberam o mesmo nome. Muitos dos grandes terópodes que não puderam ser identificados claramente receberam esse nome.
As mandíbulas gigantescas e outros ossos deste dinossauro, achados em Stonesfield, provam que ele deve ter sido um enorme e temível predador. O Megalossauro era grande como dois rinocerontes e superava duas vezes a altura de um homem adulto. A boca continha grandes e afiados dentes curvos, em forma de serra. Sua base era rente à mandíbula, resistindo a pancadas violentas. Os pacíficos herbívoros não eram páreos para um Megalossauro com fome.
Além das terríveis mandíbulas, ele tinha garras nas patas, usadas para furar a pele e retalhar a carne de suas presas.Existem três principais espécies de Megalossauro: Megalosaurus bucklandii, Megalosaurus hesperis, Megalosaurus cambrensis.
 
Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Megalosaurus bucklandii,
Megalosaurus hesperis e Megalosaurus cambrensis.
Época: Jurássico, entre 170 à 155 milhões de anos atrás
Local onde viveu: América do Sul, Europa e Ásia
Peso: até 1 tonelada
Tamanho: até 9 m de comprimento e 3,5 m de altura
Alimentação: Carnívora

 

 




Megaraptor

 

Este extraordinário velociraptor podia alcançar 9 metros de comprimento e 4 metros de altura. É inacreditável como um Velociraptor podia chegar a esse tamanho. Sua "garra terrível" chegava a 38 centímetros e poderia abrir um buraco de 2 metros de comprimento na barriga de qualquer Tiranossauro com más intenções, provavelmente caçariam em bandos como seus primos menores, certamente seriam fatais para qualquer ser vivo, inclusive grandes saurópodes.

Dados do Dinossauro:
Peso: Cerca de 500kg
Tamanho: 9 metros de comprimento e 4 metros de altura
Alimentação: Carnívora

 

 




Melanorossauro

 

O Melanorossauro, dinossauro sauropodomorfo primitivo conhecidos também como prossaurópode, era ancestral dos gigantescos saurópodes que viriam aparecer no Jurássico, as vezes agiam como bípedes para poder alcançar folhagens mais altas, este era o maior de todos os prossaurópodes no Triássico.

Seguindo o fim da extinção do Carniano que extinguiu a maioria dos herbívoros de médio e grande porte, um tipo novo de criatura surgiu, o dinossauro prossaurópode. Os prossaurópodes eram em sua maioria dinossauros herbívoros, com pescoços longos e cabeças pequenas. Durante o meio do Triássico superior (Norian) eles substituíram o Rincossauros e os Therapsídeos, Dicinodontes e Traversodontes como os herbívoros terrestres dominantes. Considerando que todas estas formas mais primitivas tinham mandíbulas fortes e dentes ou bicos córneos, os prossaurópodes tiveram cabeças minúsculas e mandíbulas fracas com dentes, e pedras gástricas usadas como os pássaros atuais, para triturar a comida no estômago. Aqui nós vemos a substituição do réptil mamaliforme que mastigava igual os animais para mastigar como os pássaros com moelas.

A partir do domínio dos prossaurópodes surgiram os saurópodes gigantescos, que caracterizaram os herbívoros dominantes durante 80 à 100 milhões de anos (do Triássico até o Cretáceo inferior). Os répteis mamaliformes mastigadores e dinossauros ornitópodes neste meio tempo tornaram-se animais secundários. Durante este mesmo período os mamíferos genuínos apareceram e esperaram também em linhas secundárias, como criaturas noturnas e pequenas, até a extinção dos dinossauros que lhes deu espaço para empreender a radiação evolutiva depois do fim do Cretáceo
 
Dados do Dinossauro:
Nome: Científico: Melanorosaurus
Época: Fim do Triássico, 221 à 210 maa
Local onde viveu: África do Sul
Peso: Cerca de 4 a 8 toneladas
Tamanho: 12 m compr.e 4,3 m altura
Alimentação: Herbívora

 








Microcerátops

 

Os protoceratopsídeos apareceram no Cretáceo, este é um pouco menor que o Protocerátops e mais leve que recebeu o nome de Microcerátops, que significa "mini cara de corno", este é mais primitivo.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Microceratops gobiensis
Época: Cretáceo, entre 86 à 66 milhões de anos atrás
Local em que viveu: República Popular da China e Mongolia
Peso: ?
Tamanho: até 80 cm de comprimento e 25 cm de altura
Alimentação: Herbívora

 




Microraptor


 

O Microraptor cujo nome significa " pequeno caçador " era um pequeno dinossauro carnívoro pertencente ao grupo dos terópodes que viveu há aproximadamente 125 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo na China, chegava a medir de 50 a 80 centímetros de comprimento e caçava pequenos mamíferos,anfíbios, répteis e insetos. Seus fósseis apresentavam vestígios de penas o que levou a acreditar que sejam " elos perdidos " no processo evolutivo das aves.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Microraptor zhaoianus
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Ásia
Peso: Cerca de 1 quilo
Tamanho: 80 centímetros de comprimento
Alimentação: Carnívora

 

 








Minmi

 

O minmi (Minmi paravertebra, do latim "nomeado após a formação da rocha") foi um dinossauro herbívoro e quadrúpede que viveu durante o período Cretáceo na região que é hoje a Austrália. Media em torno de 3 metros de comprimento e se alimentava de folhas rasteiras, já que não alcançava as folhagens mais altas.

O nome "minmi" é devido à Minmi Crossing, o lugar onde os fósseis desse dinossauro foram descobertos. Como os esqueletos encontrados não estavam suficientemente completos muitas informações a respeito desse dinossauro continuam incertas. Ele era um réptil quadrúpede encouraçado, o que já é suficiente para classificá-lo na infra-ordem ankylosauria, mas ainda não se pode afirmar a qual família o minmi pertence.
 
Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Minmi paravertebra
Época: Cretáceo, entre 121 à 112 milhões de anos atrás
Local onde viveu: Austrália
Peso: até 600 kg
Tamanho: de 2,4 a 3 m de comprimento e 1 m de altura
Alimentação: Herbívora

 




Monolofossauro

 

O Monolofossauro cujo nome significa "lagarto de crista simples" era um veloz carnívoro de porte médio, que caçava suas presas atacando velozmente e arrancando enormes pedaços, aí era só esperar que a presa tombasse. O Monolofossauro é semelhante ao Yangchuanossauro porém com um porte menor, ambos viveram na China e em épocas próximas.

Dados do Dinossauro:
Nome: Monolofossauro
Nome Científico: Monolophosaurus jiangi
Época: Jurássico
Local em que viveu: China
Peso: Cerca de 2 toneladas
Tamanho: 5 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

 

 




Mussaurus

 

Há cerca de 20 anos foram descobertos vários esqueletos fósseis de um dinossauro muito pequeno. Alguns deles eram tão pequenos que podiam ser comparados a um pequeno pássaro. Foram batizados com o nome de Mussaurus que significa "lagarto-rato". Mas os seus descobridores depressa se deram conta de que se tratava de crias, dado terem os olhos, a cabeça e os dentes demasiados grandes em relação ao tamanho do corpo. Supõe-se que o animal adulto podia ser um dinossauro primitivo "de pescoço comprido", com cerca de 3 metros de comprimento.
 
Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Mussaurus patagonicus
Época: Triássico, entre 218 à 211 milhões de anos atrás
Local onde viveu: Santa Cruz na Argentina
Tamanho: até 3 m de comprimento
Alimentação: Herbívora

 





Nenhum comentário: